Cantagalo é uma pequena cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, com pouco mais de 20 mil habitantes. É famosa por ser o berço de Euclydes da Cunha, ilustre escritor de “Os sertões”. Foi um dos maiores municípios produtores de café do Brasil Colonial e para o transporte deste café foi criado o transporte ferroviário do Estado do Rio de Janeiro. Cantagalo possui fazendas históricas de grande relevância. Hoje, o município abriga um importante polo cimenteiro.
Conhecidas também são a história e a lenda em torno do Mão de Luva, o famoso fora da lei que teve seu paradeiro descoberto pelos soldados da coroa portuguesa, devido ao canto de um galo. Fato este que deu origem ao nome da cidade.
Se você está à procura de descanso e/ou viver experiências religiosas, históricas, culturais este é o destino certo!!!
No centro de Cantagalo podemos encontrar algumas construções que nos remetem à história do município desde o ciclo do café até os dias atuais. Essas construções são contempladas neste roteiro turístico e mostram a origem de um município com uma história muito rica, cuja primeira referência oficial ao município data de 1867.
Em 2015, a Paróquia de Cantagalo, uma das mais antigas da Diocese de Nova Friburgo e a única dedicada ao Santíssimo Sacramento, foi elevada a Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento. O Santuário é uma belíssima construção que alimenta a fé e deixa leve a alma dos seus visitantes.